quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bem-vindos ao Projeto Mergulho !

Que sejam feitas as apresentações.Bom, o objetivo deste blog é simples: levar uma realidade pouco divulgada a muitos de nós.
No caso, pouquíssimo divulgada.Afinal, programas de tv, internet,ou quaisquer que sejam os veículos de informação,nos trazem uma vez ou outra,no período de férias ou feriados, alguns alertas.Porém, se tivermos acesso a dados estimativos de acidentes de mergulho, veremos que os poucos alertas que se fazem,não são suficientes.
De acordo com uma pesquisa realizada pelos hospitais SARAH-Brasília, SARAH-Salvador, SARAH-Belo Horizonte, SARAH-São Luís e SARAH-Fortaleza os acidentes de mergulho foram responsáveis por um total de 86 internações no período de 01/01/2011 a 30/06/2011, correspondendo a 5,1% do total de internações por causas externas.
Os pacientes, em sua maioria,eram adolescentes e adultos jovens, do sexo masculino (96,5%), solteiros (70,9%), com escolaridade até o ensino médio (84,9%) e residentes em área urbana (88,4%).
Em relação à distribuição etária, os acidentes de mergulho, de modo geral, as vítimas são especialmente adolescentes e adultos jovens, sendo incomuns, em todos os estudos já realizados, casos de vítimas abaixo de 9 e acima de 70 anos de idade. Na presente pesquisa, a maior incidência isolada de casos de lesões decorrentes de acidentes de mergulho ocorreu na faixa de 20 a 24 anos, sendo que a maioria dos pacientes feriu-se entre 15 e 24 anos (54,7% dos casos).A idade que os pacientes possuíam na ocasião em que adquiriram sua lesão variou de 13 a 52 anos.
Esses dados nos mostram que a maioria dos acidentes acontecem com adolescentes da nossa idade, e muitas das vezes essas lesões são irreversíveis,ou seja,compremetem uma vida inteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário